domingo, 23 de novembro de 2008

ENTENDA O SISTEMA UAB


O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL



O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) não propõe a criação de uma nova instituição de ensino superior, mas sim, a articulação das instituições públicas já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.


O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior sob 5 eixos fundamentais:

1. Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.

2. Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;

3. A avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;

4. As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país.

5. O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

6. Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

O objetivo do sistema UAB é desenvolver a modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, além de ampliar o acesso à educação superior pública levando tais cursos às diferentes regiões do país.

É objetivo, também, oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e apoiar a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.

Além disso, pretende-se atingir objetivos sócio-educacionais com a colaboração da União com entes federativos, e estimular a criação de centros de formação permanentes por meio dos pólos de apoio presencial.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

Para ofertar cursos a distância, cada município deve montar um pólo presencial, com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior de todo país, que desenvolvem material didático e pedagógico.


  • Tem vestibular?


Para ingressar no sistema UAB, o processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais; prestar vestibular. Sendo assim, a única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio. A realização das provas fica a cargo das instituições públicas de ensino superior.

  • Quantas vagas?


Em 2007, o Ministério da Educação, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil, atingiu um total de 291 pólos educacionais, em pleno funcionamento, possibilitanto com isso a abertura de 46 mil vagas de ensino superior. Apesar desta conquista, o programa continua em plena expansão. Estão previstos mais três editais para os próximos dois anos, os quais abrirão mais 750 pólos presenciais. Com isso, o objetivo do MEC é de chegar à 2010, com mais de mil pólos em funcionamento,e por conseguinte alcançar um total de 300 mil novas vagas no sistema de educação superior.


  • O diploma é equivalente?


Alunos formados em cursos de graduação, na modalidade a distância, terão direito a diploma equivalente ao dos cursos de graduação presenciais, sendo ele emitido pela IES ofertante do curso. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de dezembro de 2005.

Após a articulação, onde são determinadas quais instituições ofertaram quais cursos à quais pólos, dá-se início ao processo tradicionais de educação - neste caso a distância. Os envolvidos na UAB que permitem a oferta e andamento dos cursos são as Instituições (universidades e CEFETS) e Pólos de Apoio Presencial A Instituição oferta cursos, realiza processo de seleção e faz visitas aos pólos para cumprir a carga de disciplinas presenciais exigidas pela LDB. O Pólo oferece espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região.
Sua responsabilidade é manter as instalações físicas necessárias para apoiar alunos em questões tecnológicas, de laboratório entre outros.

O diagrama abaixo exemplifica como a rede e suas articulações funcionam.


Atores presentes no processo de oferta de cursos UAB


Está claro que o processo UAB funciona com a presença de instituições de educação superior e pólos de apoio presencial. Para que um curso funcione é importante a atuação de alguns atores, tanto na IES quanto no Pólo. O gráfico e tabela abaixo esclarecem os envolvidos que oportunizam a oferta dos cursos a distância.



Atores na Instituição (Universidades e CEFETs)


  • Coordenador UAB na IES e Coordenador suplente: Desenvolvem atividades administrativas, coordenam os cursos ofertados pela IES e gerenciam contatos entre MEC e Pólos associados.


  • Tutor a distância: Estabelece contato com alunos para apoio aos estudos.


  • Professores: Realiza aulas, disponibiliza em espaço virtual e ministra aulas. Faz visitas aos pólos em períodos de aulas presenciais, quando

necessário.



Atores nos Pólos de Apoio Presencial


  • Coordenador de pólo: Coordena a oferta do curso superior em seu pólo, a manutenção das instalações para atender seus alunos e estabelece contato

entre coordenadores UAB nas IES e MEC.


  • Alunos: Recebem os cursos a distância por meio de tecnologia informatizadas e utilizam o ólo de apoio presencial para realizarem seus

estudos, pesquisas e assistirem as aulas presenciais previstas no

currículo.


  • Tutor a presencial: Estabelece contato com alunos para apoio aos estudos in-loco.



Outros Atores Envolvidos na UAB


  • Professor Pesquisador: Realiza pesquisas voltadas às prática de educação a distância com o enfoque da Universidade Aberta do Brasil.


  • Professor Conteudista: Realizam atividade de apoio ao professor na criação de conteúdos. Coordenador do Curso Realizam atividades administrativas de administração do curso.

A UAB é uma iniciativa criada em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com o propósito de capacitar professores da educação básica. Seu primeiro edital lançado em 2005 permitiu a implantação da primeira etapa da rede de pólos de apoio presencial e cursos ofertados por universidades federais - foram selecionados para configurar a primeira etapa de funcionamento do programa UAB. Durante este período foram sendo adaptadas as medidas cabíveis para a oferta dos cursos superiores na modalidade a distância como modelos básicos para programas pedagógicos, validação de diplomas, credenciamento de instituições, autorização dos cursos, capacitações de profissionais especiais, níveis de cooperação entre instituições e pólos, dentre outros aspectos.


Muitos aspectos ainda encontram-se em processo de adaptação, mesmo sendo um modelo de oferta novo de cursos públicos superiores, os aspectos que ainda encontram-se em processo de adaptação não prejudicam o sucesso do programa.


A implantação dos pólos e cursos do primeiro edital já foi finalizada. Inicia-se agora uma nova etapa de ampliação da rede UAB. O segundo edital encontra-se em fase final do processo de análise de projetos e articulação entre pólos e cursos ofertados pelas IES. Serão mais de 250 novos pólos e mais de 30 mil novas vagas.


A ampliação da rede conta ainda com uma etapa de expansão da oferta de cursos e vagas para os pólos e instituições selecionadas no primeiro edital. Conheça os dois editais. Outro fator que ampliará a rede UAB é a incorporação dos programas Piloto e Pró-Licenciatura, considerando a migração de cursos e pólos para o sistema UAB. Esta junção permitirá um aumento no número de alunos atendidos e quantidade de pólos de apoio presencial.

Um comentário:

Vander Reis de Castro disse...

Ainda bem que o Governo Federal resolveu ver o lado de quem realmente precisa e não tem condições de cursar uma Universidade Federal...

Esse sistema é nota 10!!!


Vander